quarta-feira, 19 de junho de 2013

Relato sobre o Brasil que (de repente) Protesta

Oi minha gente!
Já que estamos todos falando de manifestações e protestos pelos últimos dias...Decidi dar meu próprio pitaco, basicamente, porque posso como cidadã de um país democrático. Cof, cof.

Começo logo dizendo que não vou evidenciar frases como "uhuuu, orgulho de ser brasileiro", ou "o gigante acordou" ou "vamos mudar o mundo Brasil", porque partindo de algumas pessoas é simplesmente coisa de poser, que seria meu caso neste momento! #honestamente

Primeiramente não direi que não concordo. Também não direi que concordo.
Alguns criticarão minha imparcialidade, e dirão que isso é coisa de quem quer ficar de fora pra depois reclamar das decisões, bem...Eu diria. Enfim.

Acho digna a atitude da população, de se movimentar e sair por aí, crentes que mudarão o Brasil.
Acho bela essa espécie de renascimento da esperança...
Acho bonito também, ver tanta gente se juntando pra defender um ideal (ou cinquenta mil de uma vez, aparentemente...).
Critiquei sim, quem esteve em manifestações em horários estranhos, tipo 3 horas da tarde...Sugeri que fossem trabalhar, mas daí então, preferi pensar que os que estavam ali se manifestavam por quem não podia. Aí me acalmei.

Manifestantes de São Paulo, (e de muitos estados!)
Alegam em alto e bom som, que este momento de protestos em todo o Brasil não se refere apenas a meros 20 centavos, além do quê 20 centavos não causariam tanto transtorno se fossem bem aplicados.
Concordo.
Não são pessoas IGNORANTES que estão invadindo as avenidas, pelo menos gosto de pensar assim. Tem muita gente instruída ali, que luta porque acredita.
Porém, conforme pude observar, há milhares de pessoas perdidas no meio dessa gente, apenas por conta do tumulto. Sim. E não, não vou defender o governo. Não tenho informações suficientes para tal.
Pare alguns de boa parte desses jovenzinhos que participam, e pergunte a eles, se por acaso em algum momento, pararam para fiscalizar/observar as ações dos prefeitos em suas cidades?
Será que eles se dispuseram a "mudar o Brasil" por conta das informações que acompanham diariamente, por conta das leis que foram pessimamente aprovadas e eles monitoraram todo o procedimento? Será que decidiram que era hora de sair às ruas, por conta do prejuízo que alguma resolução trouxe a sua comunidade e regiões ao redor?
Será que neste tempo, eles cobraram respostas de seus vereadores, sobre qualquer problema no meio em que vivem, nos bairros e coisa e tal?
Será que votaram o mais consciente possível, no candidato menos pior?
Se interessaram pelos orçamentos participativos? Se interessaram pelas reuniões de prestação de contas?
Sim? Não?
Quem diria...
Então...Alguém que NUNCA acompanhou de perto o desenvolvimento da política em seu país, realmente tem o direito de se manifestar?
Tem. Pois então. Aí é que está.
Eu só acho que, pelo fato de ser direito de todos, muita gente desinformada e sem muito foco, resolveu protestar contra o MUNDO, desconhecendo fatos e sendo nada mais, nada menos, influenciados pelas mídias sociais, coisa que tanta gente insistiu em criticar.

Não digo isto como que para justificar minha ausência em paradas e manifestos, digo isto, porque jamais me submeteria a algum tipo de movimento sem conhecer pelo menos as bases do fato.
E eu iria com gosto, se tivesse participado mais, não em uma decisão apenas, mas em todos os anos de mandato de algum sr. Político.
Acho meio hipócrita, aparecer com uma cara lisa e exigir que seja resolvido de uma vez, uma situação que veio se arrastando e muita gente deixou como estava...Ou nem percebeu.
Penso que, enquanto prolongam certas situações, um zilhão de coisas estão acontecendo por trás, e sei lá, de repente fomos distraídos pelo barulho (e todas as distorções das várias versões de cada história)!

Parabenizo você que luta, e conhece de verdade a causa pela qual luta.
Mesmo.
Acho triste porém, o fato de existir no meio de todo esforço honesto e decidido, aqueles que foram atraídos apenas pelo burburinho das vozes, e desconhecem a importância de um país inteiro unido!

Pra não correr o risco de me tornar mais clichê. Encerro aqui meu pensamento, pessoal e intransferível.

Grata.
Thatá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar, se quiser =)