quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Relato sobre como a vida é legal e nós somos tão incrivelmente chatos!

Acho que a vida em si, é muito legal!
A gente sabe que acontecem essas reviravoltas e coisa e tal.
Porque já dizia alguém, mui sabiamente, "a vida é uma caixinha de surpresas"!
De repente, no topo de tudo, as coisas sejam coloridas, alegres e interessantes, aí então, conforme a gente revira a "Caixa" (aka vida), descobre que lá no fundo existe algum tipo de compartimento ultra-secreto, cinzento e deprimente, que te atrai algumas vezes, ainda com mais força do que as coisas divertidas...Não é bom, mas a gente sabe que na vida é inevitável. Então, ok.
Não significa que as coisas sempre aparentarão cores, diversão e sei lá, dias ensolarados... Possa ser que no topo de nossos achados, estejam as criaturas de algum pântano, ou noites chuvosas...Aí então, a gente meio que 'cavuca' desesperadamente, e lá, entre aqui e ali, aparecem as coisas interessantes, brilhantes, alegres, convidativas...
Por isso digo que a vida é legal...
A gente tropeça aqui e ali, se estrupia, e de repente tudo fica lindo de novo...!

Quando paro e penso seriamente, chego a conclusão que enquanto perambulamos pela Terra, muitos dos nossos momentos sombrios são prolongados e perpetuados por nós mesmos!
A gente curte tão pouco a felicidade, e se entrega com paixão e dedicação as turbulências!
Sério.
Contabilize os minutos que você passa celebrando, e os minutos que você passa sofrendo, às vezes por questões nem tão sérias assim.
Parece que ser triste tá na moda...Ou sei lá o quê.
E parece que estar doente também. Ou estar infeliz, insatisfeito, chateado!
Sinto que a capacidade de superar tristezas toscas está fugindo da raça humana. Fugindo mesmo, tipo...de jatinho!
Aí a gente posta no Facebook:
"Estou triste. Pisei numa mosca."
Então, cinquenta pessoas decidem que você deve estar REALMENTE triste, elas aparecem pra comentar:
"Meus pêsames."
"Não fique assim, te amamos"
Ou:
"A vida às vezes é injusta."
Or somethig like that!
Até eu o faço. Ou fiz. Confesso!
Get over it!
Ou seja, a gente compactua na proliferação de alguns sentimentos que nem são reais!
A gente sente empatia porque outrem disse que ficou chateado por qualquer motivo besta.
A gente sente empatia porque fulano brigou com ciclano, por causa da cor da roupa de beltrano!
Não estou falando que as pessoas não podem demonstrar seus sentimentos, ou que eu não posso me compadecer de alguma tristeza, porque às vezes o sentimento é genuíno. Só digo que tudo tem limite. E nós queremos viver apregoando que somos livres, somos jovens, descolados e tal-tal-tal...Mas pra tudo tem limite sim, senhoras e senhores! Inclusive nossa capacidade de supostamente sentir!
O que rola na verdade, é...
O Excesso de sentimentos, só que superficiais.
Simples.
Sinto que estamos perdendo a coragem de dizer: "PARA de frescura!" ou " Ah vá plantar batatas!" ou "CRESÇA! PELAMORDEDEUS!"
E também estranho ABSURDAMENTE a necessidade que algumas pessoas têm de divulgar suas decepções e tristezas! Oh, please!
Já pensou em ligar para aquele teu amigo? Ou conversar com tua mãe? Ou com teu pai? Ou com o cachorro?
É terapêutico!
Nem que seja pra você discutir e extravasar...! (melhor não!)
Já pensou que determinados "problemas" no final, não mereciam nem cinco minutos de nossa atenção?
Já pensou que decepção é natural, e a gente quebra a cara todo dia?
Já pensou que tem gente que não merece nossa chateação, mas sim nossa revolta? Ou desprezo?
Já pensou que algumas discussões são desnecessárias, e não requerem que a gente "fique de mal" do outro? 
Já???
Eu já!
Na verdade eu me pego sentindo falta... 
Sinto falta da época que a tristeza era particular, real, e a superação era rápida!
Sinto falta de quando a gente divulgava a felicidade porque realmente éramos felizes, e não apenas porque queríamos mostrar que éramos, sem necessariamente sermos.
Sinto falta de quando as demonstrações de afeto eram privadas, silenciosas, porém verdadeiras!
Sinto falta de uma versão Thatá mais reservada...Porque agora muitas coisas não têm volta!

Nós já fomos mais saudáveis emocionalmente...Mais resistentes.
Mais independentes.
Menos "desesperados-por-atenção". Eu já fui!

Pense bem no poder que algumas atitudes têm, de tirar toda a graça de coisas tão verdadeiras que a vida oferece!
Mas pense mesmo.
Porque eu pensei.
E quando parei de divulgar meu mimimi, e parei de dar prosseguimento ao mimimi alheio, cheguei a conclusão com certeza que, a vida é legal.
Chatas são as pessoas!
E entre dizer que chorei por conta do corte de alguma árvore, eu ofereço ao mundo uma versão pateta de mim mesma!
E poupo a sociedade de um sentimentalismo barato!
Grata.

Tentativas...Tentativas...!

Beijos,
Thatá.
*empatia: capacidade se colocar no lugar do outro.
*cavucar: escavar, cutucar, desenterrar.
Hehehe!


2 comentários:

Você pode comentar, se quiser =)