quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Relato sobre a experiência de doar sangue

Oi gente!
Estou muito feliz em escrever este post pelo simples fato de poder compartilhar um detalhe legal de dias atrás.

Havia decidido em épocas passadas que devia ser mais altruísta e dar mais atenção as necessidades alheias...
Confesso que não estou sendo de todo bem-sucedida, mas...Enfim.
Apareceu a oportunidade de me tornar DOADORA DE SANGUE, e eu admito que antes mesmo de pensar em beneficiar alguém considerei o dia de folga que tinha direito. Eu admito. (mas isto muda)

Decidi me arriscar, porque embora seja um ato simples, algumas pessoas sempre acrescentam detalhes trágicos, desagradáveis e coisa e tal, o que nos faz pensar duas vezes, obviamente.

É tudo muito simples.
Acordei em um sábado chuvoso (15 de fevereiro de 2014) e me aventurei por Santo André (região do ABC Paulista), escolhi o Hospital Estadual Mário Covas, e não tem nada a ver com estrutura, teve a ver com a disponibilidade de horários, a facilidade de doação aos sábados e afins...Não fui doar para ninguém especificamente. Apenas fui. Enfrentei uma ladeira considerável, mas fui.


Os requisitos são básicos:



  • Tenha mais que 50kg.
  • Tenha mais que 16 anos e menos que 67.
  • Vá alimentado.



Você chega, pega a senha, apresenta um documento oficial com foto...
Eles realizam perguntas de praxe, se é a primeira vez que vai doar e coisas do gênero e te encaminham ao ambulatório.
No ambulatório, uma enfermeira afere tua pressão, enquanto a outra faz um teste de glicemia, um exame básico de sangue.
Você aguarda ali, eu aguardei por volta de 6 minutos, e então te encaminham para uma entrevista pessoal com enfermeiros ou médicos.
Então as perguntas são mais pessoais e específicas, mas nada assombroso.

O atendimento oferecido pelos funcionários da Cosan, é realmente muito agradável...Você escolhe o lado que prefere doar, decide se quer água, banheiro e afins antes de todo o procedimento.
Ótimo.


Devo fazer outra confissão aqui: não imaginava que a agulha podia ser tão assustadora!!!
Então se você tem pavor de agulha, e quer doar sangue mesmo assim, vá porque não dói nada, mas talvez seja aconselhável olhar para o lado enquanto a enfermeira dá aquela picadinha b-á-s-i-c-a!
Ok...
Somos instruídos então, a abrirmos e fecharmos as mãos, pra aumentar a fluência do sangue e tals.
O processo dura uns 8 minutos e no final temos aquele lanchinho básico pra nos recompormos e afins!

Conforme observava o sangue pulsar e preencher aquela bolsinha, algo mudou dentro de mim, todo pensamento egoísta foi substituído por felicidade!
Alguns acharão estranho, mas conforme você observa o sangue saindo de sua veia, a realidade te atinge:
AQUILO É PURA VIDA!!!
Sério.
É emocionante saber que outras pessoas viverão por conta de um pouco de vida que você empresta!
Honestamente, fez-me pensar em tanta coisa, e o impacto que meu gesto tão pequeno pode causar.
Acho fascinante o fato de Deus ter-nos feito compatíveis com outros milhões de indivíduos...E acho fascinante o fato Dele ter dado esta sabedoria ao homem pra descobrir este caminho que salvaria e salva muita gente!
Tudo foi criado pra que a gente se ajudasse mutuamente, senão não seríamos compatíveis certo? Ele poderia ter criado cada um com um tipo sanguíneo único, tipo impressão digital, certo?

Portanto, me alegro em agora fazer parte deste grupo de pessoas que ajudam tanta gente.

E se você de repente ainda não realizou nenhuma boa ação neste ano, vá doar sangue é realmente gratificante!
Há vários postos distribuídos por todo o Brasil, com certeza se perguntar ao Google ele te auxilia a encontrar algum posto de coleta próximo a tua casa!

É isso aí!

Beijos,
Thatá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar, se quiser =)