terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Relato em Processo de Amadurecimento

Esta é a época em que as aulas nas universidades se iniciam, daí a gente começa a observar aquele monte de pessoas com suas mochilas novas, cadernos com folhas branquíssimas e aquele olhar de pura emoção e alegria no rosto (refiro-me aos calouros, óbvio!), expectativas mil, muito ânimo e disposição, é isso aí.
Tudo beleza.
Então, de repente me lembro.
Passei dessa fase.
Tipo, hã?
Passaram-se quatro anos. E eu pensei que demoraria mais. Pensei que teria muito mais tempo de dar um jeito em certas coisas, pensei que seria mais proveitosa minha experiência, pensei que realizaria muito mais do que realizei em minha vida acadêmica. Hunf.
Não deu.
Pisquei e acabou. (for now...) 
Mas várias ideias foram amadurecidas em minha mente.
O início do curso foi chocante. Sério.
Eu era uma das CDF's da sala, no Ensino Médio. E me achava "a inteligente". Tipo, manjava tudo.
Ok, nem tudo. Eu era péssima em história. E artes. Claro. Mas isto não vem ao caso, né?
Pois bem, meu pai sempre falou que eu era inteligente, e eu passei a acreditar nisto piamente, até chegar em meu primeiro dia de aula na faculdade, e dar de cara com Química Orgânica.
O mundo ruiu sobre minha cabeça, e a culpa não foi apenas da Química Orgânica, várias outras matérias desafiaram minha suposta inteligência. Amuei por um tempo.
Depois superei.
Enquanto estamos na infância ou adolescência reclamamos demais da vida, da escola, do dinheiro...
E na verdade tudo vem tão fácil e delicioso. Tanto é que, quando crescemos e nos deparamos com as situações do cotidiano, tudo o que a gente deseja é voltar, voltar anos na história!
Voltar àquela época que o dinheiro provinha dos pais, as contas nunca vinham em nosso nome, nossa mãe penteava nossos cabelos, e quando a matemática era mais simples (sim, ela consegue piorar!) e a mamãe ajudava a fazer.
Honestamente, sinto falta de alguns momentos, mas cheguei à conclusão que amadurecer é inevitável... E a gente meio que vive por etapas.
A empolgação não dura pra sempre. E raramente as coisas vão sair exatamente como a gente espera.
Passei a entender que as coisas não serão do jeito que quero e nem sempre caminharão para a direção que estabeleci.
O mundo não vai responder todos os meus questionamentos, e muito menos dizer o que quero ouvir.
Cada etapa da vida exige um certo nível de intelecto e nem sempre estaremos de todo preparados.
Junto com o amadurecimento dessas ideias, vem a certeza de que erros serão frequentes e inevitáveis, e não poderemos culpar outrem.
Me disseram.

Amadurecer significa desenvolver coragem suficiente de assumir os resultados de nossas decisões de maneira sincera.
Amadurecer também significa enfrentar medos antigos, até porque o mundo não dá a mínima importância à eles.
Amadurecer também abrange o ato de sorrir dos problemas e resolvê-los com cautela, ou de forma definitiva e sem rodeios.
Amadurecer, provavelmente resume-se em entender que, nunca seremos maduros o suficiente.
Minha "jornada" começou agora, e já percebi que é bem pior do que me disseram.
Enfim.
Só desejo que todo este papo de amadurecimento jamais me afaste de boas amizades , e jamais me prive de algumas experiências tão legais, mas tão legais, que chegam quase a ser infantis.
Abro mão de muita coisa em consideração ao ato (de amadurecer.)...
Mas me recuso a deixar que este processo me oprima. Por mais agressivo que seja.
Veremos.

Beijos (em processo de amadurecimento.)
Thatá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar, se quiser =)