segunda-feira, 22 de julho de 2013

Relato sobre: "Não, eu não me graduei só pra trabalhar em drogaria"

Olá minha gente!
Estamos bem?
Então tá.
Me graduei em Farmácia no final do ano passado, acho que a maioria deve saber, já que tenho muito orgulho em divulgar esta informação, hahaha!
E prometi que falaria um pouquinho mais sobre a profissão aqui...A quem possa interessar, ou ao menos seja curioso!
Muito bem, a primeira reação que as pessoas têm quando digo o que estudei, é perguntar se já estou procurando emprego em drogarias.
Sim...! Também. Pra falar a verdade fiz um estágio de 6 meses numa drogaria bem conceituada em São Paulo, e a experiência foi muito proveitosa...!
Porém, no momento de escolher o curso, o que me atraiu não foi apenas a ideia de atuar como farmacêutica em drogarias...Há um vasto leque de oportunidades neste campo...Sim!
Quem estuda Farmácia, não é apenas para se trabalhar em farmácia...Entendeu?
Vou confessar que, na universidade em que estudei, davam bastante ênfase a Resoluções e Práticas de um farmacêutico em uma drogaria, mesmo! Mas aí, cabe ao estudante encontrar um caminho alternativo, tipo cursos complementares e coisa e tal a áreas de seu interesse.
Eu por exemplo tenho um interesse maior por Cosmetologia...! Mas os campos de atuação são tão grandes, que parece até não muito justo desperdiçá-los.
Descobri no site do Conselho Federal de Farmácia, uma lista completa de tudo que um Farmacêutico pode realizar, veja: (vou entender se você não ler todas, mas dê só uma "passadinha de olho"

ATIVIDADES FARMACÊUTICAS
Acupuntura
Administração de laboratório clínico
Administração farmacêutica
Administração hospitalar
Análises clínicas
Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares
Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência
Auditoria farmacêutica
Bacteriologia clínica
Banco de cordão umbilical
Banco de leite humano
Banco de sangue
Banco de Sêmen
Banco de órgãos
Biofarmácia
Biologia molecular
Bioquímica clínica 
Bromatologia
Citologia clínica
Citopatologia
Citoquímica
Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental
Controle de vetores e pragas urbanas
Cosmetologia
Exames de DNA
Farmacêutico na análise físico-química do solo
Farmácia antroposófica
Farmácia clínica
Farmácia comunitária
Farmácia de dispensação
Fracionamento de medicamentos
Farmácia dermatológica
Farmácia homeopática
Farmácia hospitalar
Farmácia industrial
Farmácia magistral
Farmácia nuclear (radiofarmácia)
Farmácia oncológica
Farmácia pública
Farmácia veterinária
Farmácia-escola
Farmacocinética clínica
Farmacoepidemiologia
Fitoterapia
Gases e misturas de uso terapêutico
Genética humana
Gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde
Hematologia clínica
Hemoterapia
Histopatologia 
Histoquímica
Imunocitoquímica
Imunogenética e histocompatibilidade
Imunohistoquímica
Imunologia clínica
Imunopatologia
Meio ambiente, segurança no trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade social
Micologia clínica
Microbiologia clínica
Nutrição parenteral
Parasitologia clínica
Saúde pública
Toxicologia clínica
Toxicologia ambiental
Toxicologia de alimentos
Toxicologia desportiva
Toxicologia farmacêutica
Toxicologia forense
Toxicologia ocupacional
Toxicologia veterinária
Vigilância sanitária
Virologia clínica
Viu?

De acordo com algumas informações na internet, algumas áreas tendem a obter maior crescimento e destaque que as outras, mas eis aí a questão...!

Esta é uma área que não para!Há sempre alguma descoberta a ser feita, tem a ver com o bem-estar das pessoas, com a saúde, com a beleza, com a inovação...!

Já tive alguns momentos de questionamento, mas hoje, quanto mais eu penso, mais me convenço que não me faltará trabalho, porém cabe a mim procurar por especializações e etc.

Se alguém me perguntasse: "Você acha que eu deveria estudar Farmácia?"Eu diria: Sim! 

Vá faça, estude (mais do que eu de preferência). E seja muito feliz.

Ainda estou me habituando a buscar novas informações sobre tudo o que posso fazer...E não param de aparecer coisas, e honestamente? Bem no perfil de alguém tão curiosa quanto eu!

Ao invés de me confundir, decidi ter esperança e me dedicar ao que for fazer.

A partir daí então...Sucesso profissional, puro e simples.

Agora você já sabe, ok?

:D

Beijos e até mais.Thatá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar, se quiser =)