terça-feira, 27 de agosto de 2013

Relato Simples sobre Deduzir ou Conhecer

O exterior é assim mesmo, negro, parcialmente desbotado, cabelos crespos em um falso chanel. Um metro e setenta e poucos, ligeiramente acima do peso recomendado. 
Os óculos meio na ponta do nariz...As sobrancelhas arqueadas, um olhar inquiridor.
"Pessoa séria demais!" "Fechada demais!" "Calada demais!"- alguém logo pensa.  Pensa ao meu respeito!!!
E não consigo me conformar quando dizem isso!
Sempre me considerei uma pessoa "do povo", até porque sou. Tenho facilidade em fazer amizades...Converso com quem se habilita...E as vezes me habilito a conversar. Dou continuidade as lamúrias sobre o tempo com qualquer indivíduo, rio das piadas que me contam, sou simpática com quem é antipático...Talvez me policie vez ou outra, porque nem sempre meus pensamentos são lineares...E não quero assustar ninguém.
Também não quero desmentir quem me considera séria demais. Sou observadora. E isso exige minha completa concentração...Por isso as sobrancelhas arqueiam...Só por isso.
Fico pensando a quantidade de pessoas que se afastou de mim por conta do meu olhar "sério". Também fico imaginando as pessoas que desistiram de puxar assunto porque eu provavelmente não riria de suas piadas, ou não seria muito amigável.
Digo de antemão: "Você perdeu, meu bem!"


A gente tem essa mania de se apegar a primeira impressão, a aparência...A gente olha, deduz. E pronto.
(percebeu que estou me incluindo nesta, né?)
O que falta? Falta COMUNICAÇÃO, primeiramente. E falta CONVIVÊNCIA, 'segundamente'.
O mundo tá meio entupido de relacionamentos superficiais, sabe? Regados de "Ois e Tudo bem?" polidos e sem significado...Regados de elogios exacerbados e não muito verdadeiros.
Acho que temos tanta oportunidade de conhecermos uns aos outros de maneira legal mesmo, mas SOBRA desinteresse...
Aquela história do "bom-papo" anda sumida...Mesmo que o conceito de papo bom, seja relativo. Em minha opinião não envolve apenas política, ou a queda do dólar...Porque esse tipo de assunto, é útil, mas não nos aproxima profundamente, sabe?
Podemos estreitar nossas relações conversando sobre bicicletas ou vida em Marte...
Não precisa fingir ter uma certa cultura, pra impressionar alguém. E nem sempre um bom vinho é requerido...
Às vezes o que falta é o bafo de cebola da pizza de calabresa, ou o arroto de Coca-Cola, ou comer aquela coxa de frango com a mão mesmo, na frente uns dos outros sem vergonha... Pra mudarmos a ideia que tínhamos a respeito de fulano ou ciclano, pra gente se interessar pela HUMANIDADE que todo mundo apresenta.
Você conhece muito mais um indivíduo por meio de pequenas coisas (e mais conversas) do que pelo que ele aparenta...Mesmo que você seja um traçador de perfis do FBI.
Nossa vida não pode se basear em DEDUÇÃO...Isso só funciona em The Mentalist...
Acho que ele diria...Acho que ele faria...Acho que ela fez por conta disso...Acho que ele desfez por conta daquilo...
Porque enquanto deduzimos, não estamos necessariamente nos importando de fato com os outros...E este mundo louco precisa de mais pessoas que se importem...Que se interessem pelo "além da carcaça"...Que enxerguem através da seriedade velada, que se investigar bem, nem existe.
Não significa que tenho que aprofundar meu relacionamento com aquela pessoa que só queria mesmo reclamar do tempo...Não significa que tenho que partilhar detalhes íntimos com desconhecidos que só verei uma vez.

O que eu preciso mesmo, é me interessar por aqueles que me rodeiam, e eu conheço tão pouco. Preciso chamá-los para algum programa baratinho que envolva comilança e uma roda de amigos...
Preciso conviver com suas qualidades e defeitos...Aí sim estarei apto(a) a formar minhas opiniões...Correndo o risco de estar errado(a) da mesma forma.

Pois bem...Não se impressione apenas por aquilo que fulano aparenta...Procure conhecê-lo...Depois, se você descobrir que a pessoa é desagradável mesmo...Aí não te culpo...Mas até então...
Paremos de deduzir, achar que, e blábláblá...
Tem gente que merece mais!
E tu só vai saber se deduzir menos...E interagir mais!

Beijos, dispostos a colocar em prática este POST!
Thatá

2 comentários:

Você pode comentar, se quiser =)