quarta-feira, 11 de julho de 2012

Relato de "Luta Contra o Tédio"

Aiai...
Nunca me considerei tão bipolar quanto hoje!
Ontem eu estava a todo vapor...Hoje estou até meio capenga.
(Não sei porquê mas tenho a impressão que o espelho das Lojas Marisa contribuíram para este fator! Nunca vi luz mais potente e reveladora do que aquelas dos provadores...Trágico.
Ou então os provadores da C&A, eu considero super perturbador saber que estou sendo vigiada por câmeras de segurança enquanto troco a roupa!!!)
Mas enfim, acordei meio mal-humorada e ácida, com o tédio lá nas alturas, até me lembrar de uma citação em um livro que estou lendo:


"Tédio.
Nada é mais insuportável para o homem do que estar em pleno repouso, sem paixões sem afazeres, sem divertimento, sem aplicação.
Ele sente então todo o seu nada, seu abandono, sua insuficiência, sua dependência, sua impotência, seu vazio.
Imediatamente nascerão  do fundo de sua alma o tédio, o negrume, a  tristeza, a mágoa, o despeito, o desespero."
BLAISE PASCAL. Pensamentos. São Paulo: Martins Fontes, 2001, fragmento 622, p.268




Eu negaria, não acredito que apresento todos estes sinais, mas aí quanto mais a gente adia nossas resoluções, piores as situações ficam!
Então, prefiro fazer uso das dicas para vencer o Tédio hoje, antes que ele me consuma, e se torne maior que eu!
Dicas retiradas do livro: "O Livro Mais Mal-Humorado da Bíblia"- Ed René Kivitz

  1. Preste atenção nas pessoas,  não na humanidade.
  2. Preste atenção nas singularidades.
  3. Preste atenção na vitalidade. (o que é vivo não é entediante!)
  4. Preste atenção na insaciabilidade . ("Quando a gente começa a se dar conta de que não está diante de mais uma refeição ou mais um banho, mas daquela única refeição e daquele único banho do momento, a insaciabilidade deu as caras, e com ela podemos nos livrar do tédio.")
"A generalidade traz o tédio, a insaciabilidade o espanta."


Dicas super válidas.
Talvez não tão fáceis de serem colocadas em prática, porque geralmente o Azedume é maior.
Em meu ponto de vista, vale a pena gastar um certo tempo convencendo-me que estes são bons meios de se olhar para o Mundo...
Porque essa mania que tenho de pensar que tudo é igual a tudo ofende a Criatividade de Deus que teve o cuidado de Criar tudo com suas peculiaridades, pra gente observar mesmo, admirar mesmo e tirar daí inspirações para nosso cotidiano!


Sei que este post ficou parecendo o tipo de coisa que alguém escreveria em um Diário...HAHAHA...!
Porém achei interessante compartilhar! Porque daí torno esta minha luta mais séria, e sei lá, de repente eu ajudo alguém, já pensou que lindo?


OBRIGADA,
Beijos,
Thatá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar, se quiser =)