terça-feira, 10 de julho de 2012

Relato "Idoso"

Oi! (Meu dia começou meio estranho hoje, mas decidi não deixar certas coisas me chatearem, portanto aqui estou!)
Fiquei uns dias sem postar e neste meio tempo muita coisa legal aconteceu. Ainda bem! Tive um fim de semana excelente: reflexivo (de aprendizado), divertido, meio incomum, com direito a "The Amazing Spider Man" (que achei amazing mesmo!)! Que delícia!
No feriado fiquei o dia inteiro em casa devido a presença de alguns (QUERIDOS!) familiares, curti o momento e à noite decidi sair...
Não sei você, mas não acho que fazer amizade em ônibus seja uma "obrigação social" (embora já tenha aconselhado alguém a fazer, sorry!), tem dia que não estamos no clima, então considero muito mais digno ser indiferente a comentários em geral, do que ser ignorante, um risco que se corre se o assunto não te interessa! Hehe...

Contudo, ontem eu estava muito contente e blábláblá, (e com muito medo de estar na rua, porque não tinha quase ninguém) fiz logo amizade com um Senhorinha e, gente, eu confesso: Adoro conversar com Idosos!
Acho que são fascinantes com suas lições de vida, e aquele clichêzinho "cada ruga conta uma história" ou pode ser apenas falta de cuidado mesmo, hahaha, enfim...(a Kezia, já presenciou meus rompantes de sensibilidade na presença de alguns...HAHAHA!)
A Senhorinha começou a discorrer sobre os detalhes de sua vida: a frustração de ter perdido no bingo (fato excepcional pra ela!), a alegria porque o marido faleceu há 16 anos atrás(!!!), a tristeza porque 2 de seus filhos ainda estão solteiros e "enchem o saco", a briga com os motoristas de ônibus por não respeitarem seu direito a gratuidade do transporte coletivo, e o mais surpreendente, o fato de ser aposentada e trabalhar de segunda à sexta faxinando várias casas com direito a esfregar azulejos, vidros, portas e etc.! A mulher aparentava uns 70 anos! (shame on me!)


Acho que me conectei MAIS com ela pelo simples fato de nós duas ficarmos o tempo todo RECLAMANDO da demora do ônibus paradas no meio da rua, CONDENANDO os motoristas que não nos viam! Oras! HAHAHA!
Que admiração esta mulher despertou em mim! Já era um sentimento conhecido... Minha Avó era assim, esperta demais, disposta, corajosa! Tanto é que eu costumava acompanhá-la até a feira com o objetivo de trazer o carrinho pesado ou as sacolas...E no final quem me ajudava era ela, com seus 80 e poucos anos, muuuuuuuuito mais forte que eu! (Saudades...)
É claro que existem aqueles outros IDOSOS que perdem a educação com o tempo, o que me irrita demasiadamente, e há aqueles outros que jamais confessarão suas idades, então preferem pagar de jovenzinhos e tals...
Anyway...
Depois de "iniciar uma amizade de 10 minutos" com a senhorinha, peguei um outro ônibus e não havia assentos vagos, inclusive os preferenciais foram rapidamente ocupados.
Porém olhei ao lado e uma Senhora em pé, em frente ao lugar que deveria ser seu, sem ação, esperando talvez um "CAVALÃO, OU CAVALONA" (como minha mãe diria), ceder um banco.
Lembrei logo da minha "amiga" de ponto de ônibus, e a imaginei voltando de um dia cansativo de trabalho, tendo que sair no tapa com um marmanjão por uma cadeira! (tem aqueles que voltam do forró também e aí é claro que estarão cansados, há uma luta dentro de mim neste sentido, mas enfim...hahaha!)
Que indignação!
Que os valores da sociedade estão se perdendo rapidamente, eu sei. Mas me assusta. A falta de consideração e respeito pelos outros, me assusta mesmo! E não estou dizendo isso como se acreditasse que, dar lugar à um idoso mudaria todo o resto, não estou.
E não estou dizendo também que dou lugar, logo sou uma cidadã e ser humano exemplar, não sou.
Não vou dizer também que no Quesito Respeito eu "mando ver".
Irrita quando você consegue um lugar, e sobe uma idosinha bonitinha e você tem que ceder. Irrita!
Mas pelo amor de Deus, o que aconteceu com nossa CONSCIÊNCIA, hein? Generalizo, porque este problema de falta de Consciência é universal, e não ocorre só neste sentido...
Coisa ridícula! Coisa mais ridícula!
Vale ressaltar este trecho do Diário de São Paulo em 08/07:
"O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que a expectativa de vida do brasileiro subiu para 73,4 anos, segundo dados recém-divulgados do Censo de 2010.  Em 1960, essa expectativa parava nos 48 anos. Outro dado: a parcela de idosos (65 anos ou mais) passou de 2,7% da população, em 1960, para 7,4%, em 2010. 
Estamos vivendo mais, de fato, o que pode ser constatado pela evidência de  que ficou bem mais fácil encontrar pessoas com mais de 90 anos e até com mais de cem anos. Essa constatação leva, de imediato, a outra: nem governantes nem empresários ainda se deram conta de que precisam, com urgência, pensar e agir em relação a essa nova realidade."



Pois é, não tem mais este negócio de que os JOVENS são o futuro do País, os idosos agora TAMBÉM são! E aí??? 
Eu apoio uma conscientização por parte do Governo, ou se o caso é o assento nos ônibus
Eu criaria uma solução:
Colocaria uma espécie de faixa nos assentos reservados. Para esta faixa se abrir, precisaria inserir sua carteirinha de cidadão Sênior. Se as pessoas ainda dessem um jeito de pular a faixa ou sei lá o quê, um alarme bem estrondoso soaria denunciando o cidadão, e o motorista não poderia mover o veículo até que o cara se retirasse!
Pronto.
As pessoas sempre dão um jeito de deixar a falta de educação vencê-las, mas que pelo menos assustaria o FOLGADO, assustaria...

Vou patentear esta ideia! HAHA.
Beijos,
Thatá.


2 comentários:

Você pode comentar, se quiser =)