quinta-feira, 19 de julho de 2012

Relato (des)Concentrado

Acabou de passar um cara aqui em casa disposto a me convencer que votar em determinado candidato é a resposta para todos os problemas da cidade, aproveitou o ensejo e criticou todos os meus amigos que tentarem fazer com que eu me simpatize por algum outro partido ou sei lá o quê.
Confuso, já que ele nem é meu amigo e estava fazendo exatamente isso. Bah!
Porém, devo mencionar o orgulho que sinto neste momento: prometi que me concentraria em seu discurso sem bocejar. E consegui. O que atualmente é uma proeza das maiores!
Sempre tive consciência que meu nível de concentração é consideravelmente baixo, porém entre matérias da faculdade que se perdem no ar, prazos perdidos e atividades inacabadas, chega uma hora que a gente começa realmente a se preocupar! Acho que demorei na verdade. Hunf...Enfim, antes tarde do que mais tarde!
Bocejou também, agora né? HAHAHA!
Ontem eu estava escutando um Podcast do WeRGeeks (pela primeira vez.) sobre Leonardo Da Vinci, a genialidade do cara é indiscutível, entretanto relatos na história dizem que este indivíduo em questão era um Desconcentrado de marca maior, obras inacabadas eram seu forte e algumas vezes ele trancava-se no quarto e se obrigava a focar nos projetos, que incluíam arte, engenharia, anatomia, botânica, música, matemática...
Tipo assim, "Ultradotado- de- Super-Poderes- de -Todo Conhecimento da Terra"
Contudo, constatar que mesmo com seu QI elevado e toda a contribuição que O Cara fez em tantas áreas, fez com que eu me sentisse melhor! HAHAHA, não vou resistir...
Sou praticamente A Da Vinci, desconcentrada-mor.
Sem a genialidade, eu confesso. (com pesar...snif, snif...!)
Porque ser Desconcentrada não me torna um Gênio, OBVIAMENTE.
Mas também me diz que não estou destinada ao fracasso.
(Meus delírios em horas impróprias, poderão ser úteis...Quem sabe?)
Do blog de Outrem...! Sorry!
Fiz questão de ler a Revista Superinteressante deste mês cuja capa diz:  "A Chave da Concentração" (até eu terminar de ler a matéria completa, demorou, mas eu li.) fala que nossa natureza não foi muito projetada com a intenção de sermos seres humanos 100%  focados, graças a nossa criatividade e velocidade de processar esse monte de informações que chegam todos os dias.
E eu concordo.
(neste momento percebo que já interrompi umas 15 vezes a digitação do post para verificar as atualizações no Twitter).

É culpa da tecnologia, da globalização, culpa dos sermões que querem que meu ritmo seja mais acelerado?
Também!
Mas a culpa é TODA minha, mesmo, não adianta.
Mania que tenho de começar a fazer 30 coisas ao mesmo tempo, precisa disso?
(Eu sei que todo mundo dirá que faz isto, mas uma hora "isto" irá te pegar, não diga que não avisei!)

Então decidi que farei uso das dicas de concentração da Revista, uma delas é: meditar!
(Não necessariamente igual aqueles caras que sentam sobre suas pernas cruzadas, deixam a barba crescer e param de comer, se desligam completamente do mundo, viram monges e vão morar nas montanhas, porque isso eu não faria! Óbvio. rs.)
Meditar seria: "baixar o fluxo dos pensamentos...foque na respiração. Preste atenção no ar que entra e sai, na quantidade e intensidade." E depois " tentar pensar em nada".
Tem noção da DIFICULDADE que terei pra colocar esta única dica em prática?
Aiai...
Acredito que ingerir Cafeína compulsivamente também não está ajudando meu caso, então vou ter que aderir a uns "chazinhos mais calmantes" (que não contenham cafeína obviamente!), como por exemplo (pesquisei na internet): Chá de Valeriana (o que seria isto? uma flor?), Chá de Camomila (já tive minha fase, mas acho que enjoei!), Chá de Capim-Limão (blu!), e o principal e o mais provavelmente aderido Chá de Erva Cidreira.
Esse deve ser de Camomila, mas enfim...
Bem devagarinho, torcendo para que minha distração não exija ações mais drásticas!
Nada de coisinhas não-finalizadas, e fluxo desenfreado de pensamentos em minha cabeça 24hs sem uma folguinha sequer. No more.
Serei uma pessoa Relaxada. (se minha mãe ler isso ela SURTA).
Eu sei que é difícil neste mundo contemporâneo e globalizado, mas vou tentar, de verdade.
E por favor, não mencionem a palavra CAFÉ quando estiverem perto de mim...
Senão eu me desconcentro.
Certeza.
(Mas um desafio lançado.)

HAHAHA,
Beijos...!
Thatá!


2 comentários:

Você pode comentar, se quiser =)